"O meu sonho é ter um penteado como o do Nuno" - (terá dito) Marcelo Rebelo de Sousa "O Zé precisa do Nuno" - José Sá Fernandes durante um sonho molhado "I me Nuno" - Verdadeiro título de canção dos Beatles

quinta-feira, janeiro 29, 2009

A época de F1 de 2008 para leigos - Panasonic Toyota F1

Com mais estilo na foto do que nos resultados...


Falar da prestação desta equipa neste e outros anos deveria ser proibido nesta altura de crise mundial. É que o desperdício de dinheiro do maior construtor automóvel do mundo tem sido tão grande que se torna vergonhoso, sobretudo para uma estrutura de capital maioritariamente japonês, fazer alarde dela. A Toro Rosso com muito menos dinheiro conseguiu uma vitória na sua terceira época. A Toyota desde 2002 que o anda a tentar...

Mas de mal o menos. Vá lá que esta época representou uma evolução, voltando ao pódio por duas vezes. A resposta para esta melhor prestação está na substituição do apático e desmotivado Ralf Schumacher pelo seu compatriota Timo Glock. O irmão do hepta-campeão era quem dava as directivas para a delineação dos projectos dos TF, o que se veio a revelar errado, como já Trulli alertava o ano pasado. Este ano, com dois pilotos de performance igual, o carro evoluiu melhor. Mas se a dupla de pilotos foi a evolução, também ela pode não ser a chave de sucesso para o futuro, já que Trulli faz grandes qualificações mas depois apaga-se em corrida, e Glock demonstrou ter um bom nível para estar na F1, mesmo não tem a mesma genialidade de membros da sua geração como Hamilton ou Kubica. O departamento técnico também não ajuda, pois continua a ser dirigido por Pascal Vasselon. Não que o francês seja mau profissionalm ans deveria ser ligado ao conceito e projecto de chassis a ocupar o cargo (Vasselon era técnico de pneus na Michelin). Já na parte de gestão, o ano pareceu ser melhor, já que Tadashi Yamashina parece ser mais firme que o seu antecessor, conseguindo equilibrar melhor a direcção com Joh Howett.


Para 2009:

A dupla de pilotos mantém-se, tal como a gestão desportiva e técnica, com uma importante excepção. Luca Marmorini, o responsável pelos motores, talvez a parte mais competente da equipa, sai desgostoso com a pouca possibilidade de acção devido às restrições a nível de modificações. Poderá se reflectir negativamente.

E este ano, já começa a haver uma certa pressão por parte de Tokyo para que a vitória aconteça, pois a imagem da Toyota começa a ficar em causa com tanto insucesso seguido, mais a mais sabendo-se das verbas envolvidas... E eu sinceramente não acredito no pai natal, neste caso!

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei da ideia....ja o cabelo do nuno...

Zéphyr disse...

Bonjour,

Merci pour la visite de mon blog et les précisions que vous avez bien voulu apporté sur la biographie du président Manuel Teixeira-Gomes.

Comme vous le constaterez, j'ai procédé aux rectifications.

Vous aimez les voitures de sport mais dommage je ne comprend pas le portugais.

Bonne chance ! Good luck !