"O meu sonho é ter um penteado como o do Nuno" - (terá dito) Marcelo Rebelo de Sousa "O Zé precisa do Nuno" - José Sá Fernandes durante um sonho molhado "I me Nuno" - Verdadeiro título de canção dos Beatles

domingo, março 22, 2009

Uma banda/músico por dia #350 - Robert Plant & Alison Krauss



"Killing the blues", Raising sand (2007)

A vida pós-sucesso em grupos às vezes é muito lixada. Por muito que o artista queira prosseguir a carreira dentro da sua onda, a maior parte do tempo estão-lhe a esfregar na cara comparações entre o seu trabalho actual e o que fazia com os seus antigos colegas, quando é que eventyualemnte se reúne com eles, porque é que não deixa a música, etc.
Os Led Zeppelin de facto acabram em 1980 com a morte trágica de John Bonham e os episódios de reunião que aconteceram (como o do ano passado) eram meros momentos de celebração do passado e nada que merecesse continuidade, até porque o legado de Bonham na bateria não merece sucessor naquela banda.
Daí que Robert Plant tenha sido muitas vezes inquirido sobre a imprensa especializada sobre o seu trabalho a solo, se valia a pena, quando é que se reuniria não só com Page (de lembrar "No quarter" de 1994) mas também com John Paul Jones, porque é que estilisticamente o que produzia não parecia ter tanta alma...
O certo é que em 2007, Plant conseguiu finalmente ser também ele próprio e não pura e simplesmente o vocalista de led Zeppelin que fazia uns discos a solo. A colaboração com a diva do blugrass Alison Krauss veio a resultar numa pérola que dá pelo nome de "Raising sand", superiormente produzida (ou supervisionada?) por T-Bone Burnett. Poderá ter causado alguma surpresa ao mainstream mais desatento, o grande resultado na última noite de "Grammys", mas que de facto são todos merecidos lá isso são.
E assim como assim, os Zeppelin para se reunirem, seria somente com o objectivo de criar mais dinheiro...

Sem comentários: