"O meu sonho é ter um penteado como o do Nuno" - (terá dito) Marcelo Rebelo de Sousa "O Zé precisa do Nuno" - José Sá Fernandes durante um sonho molhado "I me Nuno" - Verdadeiro título de canção dos Beatles

segunda-feira, abril 07, 2008

Uma banda/músico por dia #6 - The Band

Não se pode dizer que tocassem rock. Não se pode dizer que fossem um produto pop. Não eram músicos de country ou blues. Mas talvez tenham sido o grupo que tocou a música mais americana de todas (apesar da maior parte dos membros serem canadianos...). Os The Band começaram como banda de apoio a Ronnie Hawkins para mais tarde serem a banda de apoio de Bob Dylan, quando o autor de "Mr. tambourine man" passou para o rock, em "Highway 61 revisited". Depois de todo este treino, Robbie Robertson, Richard Manuel (uma das vozes mais cheias de melancolia de sempre), Rick Danko, Garth Hudson e Levon Helm passaram de Hawks para The Band, lançando em 1968 "Music from the big pink", albúm que viria provocar uma explosão de reacções positivas. O segundo albúm, "The Band", ainda sairia melhor, sendo considerado por muitos a obra-prima deles e um dos melhores albúns de sempre. Eu concordo.
Mais alguns albúns depois, e decidem separar-se, pois sentiam que não conseguiam progredir muito mais, além de que estavam no auge. Assim em 1976, em San Francisco, reunem uma série de amigos e conhecidos para o seu concerto de despedida, que iria ser filmado por Martin Scorsese e que viria a resultar em "The Last Waltz", um dos melhores filmes-concerto de sempre. Onde estiveram presentes nomes como Neil Young, Bob Dylan, Joni Mitchell, Ronnie Hawkins, Dr. John, Paul Butterfield, as Staples Sisters, Ringo Starr e outros grandes cromos da bola.
A canção escolhida é o momento final desse histórico concerto, com todos em palco, em plena sagração dessa grande banda que eles foram. Fiquem com "I shall be released".

Sem comentários: