"O meu sonho é ter um penteado como o do Nuno" - (terá dito) Marcelo Rebelo de Sousa "O Zé precisa do Nuno" - José Sá Fernandes durante um sonho molhado "I me Nuno" - Verdadeiro título de canção dos Beatles

terça-feira, março 31, 2009

Uma banda/músico por dia #360 - Levon Helm



"Poor old dirt farmer", Dirt farmer (2007)

Mesmo depois de um cancro na garganta, e depois do seu último albúma solo ter sido gravado em 1982 (sic), Levon Helm, um dos membros dos míticos The Band, aventurou-se a editar esta pérola do folk, adequadamanete brindada com um Grammy em 2008. Roots no seu melhor.

Uma banda/músico por dia #359 - Noisettes



"Don't upset the rhythm", Wild young hearts (2009)

Os Noisettes, e a julgar pelo single, ainda mais em força. Cada vez menos uma banda NME. O que é bom para eles.

Uma banda/músico por dia #358 - Wombats



"Let's dance to Joy Division", A guide to love, loss and desperation (2007)

Mais uma banda NME.

Uma banda/músico por dia #357 - Meat Puppets



"Backwater", Too high to die (1994)

Talvez a canção mais conhecida da banda dos irmãos Kirkwood, um dod grandes nomes da cena alternativa dos EUa na primeira metade da década de 90.

sexta-feira, março 27, 2009

Uma banda/músico por dia #356 - Fanfarlo



"I'm a pilot", Reservoir (2009)

Mais uma sugestão from the Man of Mangualde. Um gajo vem à capital e encontra tipos que dão boas sugestões para sacar. Assim compensa pagar a portagem.

Uma banda/músico por dia #355 - Airborne Toxic Event



"Sometime around midnight", The Airborne Toxic Event (2008)

Hoje um The Man from Mangualde's special

Uma banda/músico por dia #354 - Judee Sill



"Jesus was a cross maker", Judee Sill (1971)

Uma banda/músico por dia #353 - PJ Harvey



"This is love", Stories from the city, stories from the sea (2000)

A filha espiritual de Patti Smith, e que ainda foi para a cama com Nick Cave. E de certeza que ficou por cima.

segunda-feira, março 23, 2009

Uma banda/músico por dia #352 - Husker Du



"Something I learned today", Zen Arcade (1984)

amostra de um albúm seminal, que mostrou novos caminhos ao punk hardcore tão querido de várias cenas nos Eua da primeira metade dos anos 80. Têm uma boa quota parte nos antecedentes do movimento grunge.

domingo, março 22, 2009

Uma banda/músico por dia #351 - Radiohead



"Pyramid song", Amnesiac (2001)

Se há banda que é bastante acarinhada pelo público português são so britânicos Radiohead. Não numa maneira tipo Skunk Anansie ou Guano Apes (lembram-se?), mas #1 dos que têm algum gosto musical. eu felizmente nunca fuito muito com a carneirada, mas reconheço o grande valor dos rapazes de Oxford. Contudo, nem toda a sua obra é infalível, a julgar pelos, gravados em simultâneo, "Kid A" e "Amnesiac", onde a experimentação conduziu a momentos desnecessários e fúteis como "Idiothéque". E o último albúm, "in raibows", não mostrou nenhum do brilhantismo evidenciado por produções como "The bends", "Hail to the thief" ou o magistral "OK Computer", um dos melhores albúns de sempre da história do rock. Mas a consistência genial aqui não se aplica.

Uma banda/músico por dia #350 - Robert Plant & Alison Krauss



"Killing the blues", Raising sand (2007)

A vida pós-sucesso em grupos às vezes é muito lixada. Por muito que o artista queira prosseguir a carreira dentro da sua onda, a maior parte do tempo estão-lhe a esfregar na cara comparações entre o seu trabalho actual e o que fazia com os seus antigos colegas, quando é que eventyualemnte se reúne com eles, porque é que não deixa a música, etc.
Os Led Zeppelin de facto acabram em 1980 com a morte trágica de John Bonham e os episódios de reunião que aconteceram (como o do ano passado) eram meros momentos de celebração do passado e nada que merecesse continuidade, até porque o legado de Bonham na bateria não merece sucessor naquela banda.
Daí que Robert Plant tenha sido muitas vezes inquirido sobre a imprensa especializada sobre o seu trabalho a solo, se valia a pena, quando é que se reuniria não só com Page (de lembrar "No quarter" de 1994) mas também com John Paul Jones, porque é que estilisticamente o que produzia não parecia ter tanta alma...
O certo é que em 2007, Plant conseguiu finalmente ser também ele próprio e não pura e simplesmente o vocalista de led Zeppelin que fazia uns discos a solo. A colaboração com a diva do blugrass Alison Krauss veio a resultar numa pérola que dá pelo nome de "Raising sand", superiormente produzida (ou supervisionada?) por T-Bone Burnett. Poderá ter causado alguma surpresa ao mainstream mais desatento, o grande resultado na última noite de "Grammys", mas que de facto são todos merecidos lá isso são.
E assim como assim, os Zeppelin para se reunirem, seria somente com o objectivo de criar mais dinheiro...

Uma banda/músico por dia #349 - Bloc Party



"Song for Clay", A weekend in the city (2007)

Se algo que me faz retrair no meu gosto pelos Bloc Party, é o facto de Kele Okereke querer à viva força ser o Morrissey preto. E toda a ladaínha e pretensão que se passa a ouvir nas canções. É uma banda que em termos de evolução é notória essa proigressão do anglo-nigeriano: o concerto de Paredes de Coura'06 foi melhor que o do SBSR'07 e o "A weekend in the city" parece a Margarida Rebelo Pinto a discutir a Guerra Civil de Espanha com o Saramago! Vá lá que ainda há uns lampejos na música propriamente dita, como a aqui presente,que nos tiram a cabeça do preto mais desgraçado desde o Pepa do Benfica.

quinta-feira, março 19, 2009

Uma banda/músico por dia #348 - Grinderman



"Honey bee", Grinderman (2007)

Nick Cave escondendo uma veia mais espiral e agressiva debaixo da denominação de "Grinderman". O regresso às bandas desde os Birthday Party. Mas é como se fosse um album a solo. ´Neste caso mais acelerado.

Uma banda/músico por dia #347 - Pigeon Detectives



"Take her back" - Wait for me (2007)

São mais uns dentro do estilo NME, mas com apontamentos interessantes. Talvez possam vir a ter futuro.

Menções honrosas!



Já há mais de um mês, o Speeder fez o obséquio de me incluir numa lista de quinze blogs "recomendáveis". Desde já agradeço a nota e faço a minha honours list, embora no momento em que escrevo não sei se dá para chegar aos 15.

Ora eis os notáveis:

Blogtorsport (by AC) - O melhor blog português sobre automobilismo
Continental Circus(by Speeder76) - Uma ponte ente Portugal e Brasil via automobilismo
Quim Rally (by Quim Macedo) - Muito boas reflexões sobre o mundo dos ralis
Il Ciclone - Regresso à blogosfera do grande MCG
Tasca Olhanense (by tasqueiro) - As grandes reflexões sobre Olhão e sobre o SLB, feitas por um grande camarada meu
Cabelos ao Vento (by Nokas) - Uma histórica dos meus contactos bloguísticos
O Sabor da Cereja (by Marta) - O bom gosto
Isabelle Chase Otelo Saraiva de Carvalho - Do melhor em portugal desde os Ena Pá 2000/Irmãos Catita
Blog do Capelli - Referencia de humor e automobilismo, embora a parte do humor tenha a vinda a descer nos ultimos tempos
F1 Nostalgia - Um dos grandes fornecedores para a minha colecção de fotos históricas de F1!

E assim de repente, de contactos próximos não vejo muito mais. mas antes qualidade do que quantidade, não é verdade?

terça-feira, março 17, 2009

Uma banda/músico por dia #346 - Patti Smith



"Free money", Horses (1975)

A primeira-dama de todas as songwriters com atitude. PJ Harvey é afilhada.

domingo, março 15, 2009

Uma banda/músico por dia #344 - Bill Callahan



"Diamond dancer", Woke on a whaleheart (2007)

Smog revela-se. Ou por outras palavras, pela primeira vez Bill Callahan assina um trabalho em nome próprio. E esta canção foi das melhores de 2007 sem tirar nem por.

Uma banda/músico por dia #343 - Horrors



"Jack the Ripper", Strange house (2007)

Estes foram uns que surgiram no banzé da imprensa especializada inglesa, mas que não têm dado notícias nos últimos tempos. O que é pena, pois até valem a pena.

Uma banda/músico por dia #342 - Maccabees



"About your dress", Colour it in (2007)

Mais uma banda NME.

Uma banda/músico por dia #341 - Kings of Leon



"Red morning light", Youth and young manhood (2003)

Se há banda que tem vindo notoriamente a baixar de qualidade de trabalho para trabalho, esses serão sem dúvida os Kings of Leon. Vindos de uma das grandes cidades musicais dos EUA, Nashville, os Kings of Leon começaram por terem um som que muito fazia lembrar o hedonismo rock n' roll, sobretudo na sua vertente "southern" (da qual a música colocada aqui é um excelente exemplo). Ao segundo albúm pareciam ter refinado um pouco o som do albúm de estreia. Mas os outros albuns de originais têm soado a AOR manhoso, do qual o actual "Use somebody", que tem um airplay imenso nas rádios, é um excruciante exemplo. E é pena, pois Caleb Followill tem uma das grandes vozes do rock da actualidade.

Uma banda/músico por dia #340 - Interpol



"Obstacle 1", Turn on the bright lights (2002)

Os Interpol são a primeira banda que me vem ao meu pensamento no revival de grupos que sofrem do síndroma "o Ian Curtis era bué cool". É que a música é boa, mas ali um certo decalque sonoro e um apuramento estético que desmascaram qualquer originalidade ou sentido próprio.

Uma banda/músico por dia #339 - Instiga



"Aquela da cachorrinha", Tenho uma banda (2008)

No outro dia, via caixa de comentários do post anterior, deixaram-me uma sugestão de banda a colocar nesta rubrica. O autor do comentário alega ser o guitarrista da banda em questão. Sem grandes expectativas, lá cliquei no link que deixou, para felizmente descobrir que no Brasil também se faz pop/rock independente com prentensão a sentido de humor, numa espécie de mistura entre os Strokes e os Art Brut.
Esta boa surpresa leva-me a que vos convide a enviarem as vossas sugestões para preencher este espaço. Só não vale são artistas ou bandas que por aqui já tenham passado.

domingo, março 08, 2009

Uma banda/músico por dia #337 - Clap Your Hands Say Yeah



"Satan said dance", Some loud thunder (2007)

Uma das primeiras bandas a benficiar da exposição via net. Já os vi ao vivo. Pareciam todos ter as calças apertadas nos tomates.

Uma banda/músico por dia #336 - Queens of the Stone Age



"The lost art of keeping a secret", Rated R (2000)

Talvez a melhor banda na fronteira entre o rock e o metal nos últimos anos.

Uma banda/músico por dia #335 - Kaiser Chiefs



"The angry mob", Yours truly angry mob (2007)

Estes rapazes de Leeds prometiam muito com o seu album de estreia mas têm vindo a fazer mais do mesmo nos dois albúns seguintes. Safa-os a boa reputação ao vivo.

Uma banda/músico por dia #334 - The Good, the Bad and the Queen



"Herculean", The Good, the bad and the Queen (2007)

Um dos muitos projectos de Damon Albarn pós-Blur, num regresso à britishness, desta feita em ritmo de balanço.

quinta-feira, março 05, 2009

Uma banda/músico por dia #333 - Allman Brothers Band



"Whipping post", The Allman Brothers Band (1969)

Se as canções fossem monumentos, esta seria a grande pirâmide de Gizé do Southern Rock!

Uma banda/músico por dia #332 - MSTRKRFT



"Paris", The looks (2006)

Sequela pós Death From Above 1979 de Jesse Keeler!

Uma banda/músico por dia #331 - Eagles of Death Metal



"Wanna be in LA", Heart on (2008)

Um dos muitos projectos de Josh Homme. Um dos mais descomprometidos.

domingo, março 01, 2009

Já sou adulto

Há pouco fui ao Pingo Doce envergando calças de fato de treino.

Uma banda/músico por dia #330 - Michael Nesmith



"Joanne", Magnetic South (1970)

O primeiro albúm a solo de Michael Nesmith, depois da sua participação nos Monkees, é bastante caracterizado por um som country-rock. É por isso que é o que linkado nesta rubrica.

Será Bruxelas o Gulag da ala esquerda do PS?

Depois de nomes como António Campos, Sérgio Sousa Pinto, Mário Soares na sua fase FMS e Ana Gomes, mais um membro da "ala esquerda" vai para o exílio. Será que convidaram também o Ferro Rodrigues?